terça-feira, julho 17, 2007

os telemóveis e a telemedicina



Porque as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% dos óbitos em Portugal e condicionam importantes graus de incapacidade resultantes de duas das suas principais consequências – o enfarte do miocárdio e o acidente vascular cerebral, a par das companhas que se dirigem para a necessidade de alteração de estilos e modos de vida actuais, têm os serviços de saúde adaptado as suas estruturas por forma a que o atendimento dos doentes com estas doenças seja rapidamente realizado e o tratamento correcta e precocemente iniciado.

Na era dos modernos sistemas de transferência de dados porque não aproveitar as possibilidades dos pequenos telemóveis para desempenharem também estas funções no âmbito da TeleMedicina e do diagnóstico, orientação e atendimento precoces, como na Índia alguém já pensou e já desenvolveu?
.
“Investigadores da Universidade Sathyabama, na Índia, desenvolveram um dispositivo que monitoriza os sinais eléctricos do coração, através da tecnologia bluetooth, e envia uma mensagem escrita (SMS) para o hospital mais próximo, caso o paciente esteja prestes a ter um ataque cardíaco.

Este protótipo vem assim dar mobilidade a quem precisa de ser vigiado. O dispositivo realiza e regista periodicamente um electrocardiograma (ECG) e envia a informação para o telemóvel do paciente. Este telemóvel, especialmente preparado para o efeito, analisa os sinais do ECG. Se forem detectados sinais de iminente falha cardíaca, o telemóvel avisa o paciente e envia uma cópia do ECG, via SMS, para o hospital ou centro de saúde mais próximo.
.
Os investigadores estão agora a desenvolver a componente de GPS no protótipo, para que o paciente seja facilmente localizado, pretendendo ainda acrescentar a possibilidade de envio de MMS e não só de SMS.” Sónia Santos Dias
.
.
.

1 comentário:

naoseiquenome usar disse...

Eu cá gosto é do cartoon.
O sistema de geolocalização para instituições como o INEM ainda não foi implementado. ... Quanto mais :)))