segunda-feira, junho 23, 2008

o que falta em Fafe

"Fafe arvora-se neste quadro como um concelho modelo. Desde ontem que tem todos os utentes do Centro de Saúde integrados nas quatro Unidades de Saúde Familiar o que levou o secretário de Estado a afirmar que "em Fafe a reforma está quase concluída, ficando apenas a faltar o novo hospital". JN


Será que o Sr.Secretário de Estado da Saúde sabe, que mais de 600 doentes dos concelhos de Fafe, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto, aguardam agora uma 1ª consulta de Ortopedia, solicitada pelos Cuidados de Saúde Primários, a maioria dos quais só a verão efectivada dentro de 12 meses?

Será que o Sr.Dr. Manuel Pizarro sabe, que a actual "inexistente" lista de espera para intervenção cirúrgica ortopédica (orgulho do Serviço de Ortopedia e do extinto Conselho de Administração do “velho” Hospital de S.José de Fafe), corre o inevitável risco de deixar de assim o ser e de progressivamente se aproximar e até ultrapassar a do seu homólogo Serviço de Ortopedia da Unidade de Guimarães, espelho das existentes a nível nacional?

Será que sabe, que durante o mês de Julho (e pela primeira vez no historial do Serviço de Ortopedia do “velho” Hospital de Fafe), não se realizará nenhuma intervenção cirúrgica ortopédica ou traumatológica agora que foi integrado no "promissor" Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA)?

Será que sabe, que a morbilidade dos doentes internados no Serviço de Ortopedia da Unidade de Fafe, a demora média e consequentemente os gastos directos e indirectos com o internamento, vão aumentar substancialmente?

Será que sabe este nosso membro do Governo, que tudo isto vai suceder, por inoperância e desprezo dum CA do CHAA em se consciencializar, analisar e tomar medidas de forma a colmatar a fuga de profissionais para outras Unidades Hospitalares onde mais motivados, pessoal e profissionalmente, se possam vir a sentir?

Por certo ainda não saberá, porque de outro modo não teria afirmado o Sr. Secretário de Estado da Saúde, em mais esta sua visita a Fafe, "que em Fafe apenas fica a faltar o novo hospital” .
.
.
.

1 comentário:

naoseiquenome usar disse...

A nota vai para o "Novo".
Só lustres interessam agora :)
O que foi, é "velho" e funciona, não interessa.