quarta-feira, novembro 01, 2006

rede nacional de serviços de urgência (II ou mais)


Escrevi na 2ªfeira passada, "Quer tenha sido alargado ou não, esta poderá ter sido a última vez que antes da decisão final aqui escrevo sobre o assunto.", referindo-me à possibilidade do prazo de discussão pública do relatório de requalificação da rede nacional de serviços de urgência ser alargado.
E foi mesmo verdade. Foi alargado até ao fim do mês de Novembro.


“Devido ao elevado interesse suscitado pela proposta” e aos pedidos de informação adicional sobre o assunto, como é comunicado no Portal da Saúde

Não resisti assim a dizer mais qualquer coisa sobre o assunto já que é de louvar a atitude do Ministério da Saúde em assim proceder.

Embora desconhecendo-se se o “elevado interesse” significa “oposição massiva” ou se os “pedidos de informação adicional, as reuniões com a Comissão Técnica e os esclarecimentos sobre o prazo” significam dificuldades ou ausência de alternativas qualificadas que o Ministério tem para concretizar o proposto, agora que ateou o "fogo" compete ao Sr.Ministro apagar o"fogo" que sempre existiu nas Urgências Hospitalares.
Mas se o pretende fazer que o faça não duma maneira isolada, mas enquadrada em toda a problemática do SNS (que diz não querer alterar), para que os "remendos na manta" do atendimento urgente não provoquem "falta de pano" no campo da prevenção e do tratamento das doenças dos nossos cidadãos.

Lembra-se que até hoje nenhum estudo foi dado ao conhecimento público sobre o impacto orçamental que vai existir com a reorganização das estruturas de atendimento pré-hospitalar e dos Serviços de Urgência propostos, nomeadamente os novos SUBs e SUPs, no que respeita a equipamentos, formação e afectação de meios humanos necessários para dar resposta correcta e atempada aos objectivos que se propõem no Relatório.

Isto parece ser um exemplo objectivo de como se não deve contruir uma casa pelo telhado, apesar de haver "arquitectos" que a tal se proponham.

2 comentários:

J.G. disse...

Através do "shinystat" vim cá parar. Boa ideia (a do blog). Boas ideias (as postadas)
Vemo-nos por ai

Peliteiro disse...

O que interessa é o lucro dos grandes tubarões. Esse é o objectivo.