domingo, outubro 15, 2006

a obesidade da juventude e a necessidade de desengordurar o SNS

No Jornal de Notícias de hoje, sob o título: "Governo subsidia má alimentação nas escolas" escreve-se:
"As escolas portuguesas continuam a poder fornecer aos seus alunos dietas que os ministérios da Educação e da Saúde consideram não serem saudáveis, por terem elevados teores de sal, açúcar e gordura. O pior é que o Estado subsidia em 30% os alimentos que se vendem nos estabelecimentos de ensino. Rissóis, croquetes, pasteis, chamuças, maioneses, refrigerantes, rebuçados, batatas fritas, hambúrgueres, tudo se pode continuar a comprar nos bares e nas cantinas escolares.(...)"

E tem o Sr.Ministro da Saúde o desplante de falar há uns dias atrás sobre a obesidade da juventude portuguesa, preocupação que o não deixa dormir.
Ele, que de medicina não sabe nada, para além de ser Ministro da Saúde, agora até se quer fazer passar por Endocrinologista. Sr.Ministro... a juventude está a engordar com a globalização do tipo "fast food" que o senhor permite, com a privatização dos serviços sociais escolares que a Srª.Ministra da Educação defende e com a organização dos horários escolares que obriga muitos dos estudantes a ter que passar grande parte do dia fora do ambiente familiar e a necessitar de se alimentar sabemos nós como.

Por certo que não é a este "desengorduramento" que o Sr.CC se referia aquando da Grande Entrevista na RTP1...

Sem comentários: