terça-feira, abril 29, 2008

mudança na saúde em Fafe?


De quem terá partido este “diferente” conceito, constante no Despacho n.º 11960/2008 do Gabinete da Senhora Ministra da Saúde, que aponta para uma exigência de um “planeamento de novas infra-estruturas de saúde onde as populações mais delas necessitam, capazes de prestar cuidados de saúde modernos, flexíveis e de modo adequado às carências existentes”?

Porque dum despacho ministerial se trata, parte da actual equipa do Ministério da Saúde, aparentando alicerçar com ele, uma orientação estratégica diferente da seguida pela equipa do anterior Ministro da Saúde, quando refere querer dar atenção às zonas do país mais carenciadas de cuidados Hospitalares.

Mas logo de seguida, o mesmo “redactor”, por certo o mesmo “pensador”, afirma que simultaneamente, deverá ser realizado um “estudo” para serem tomadas “decisões sobre a racionalização da rede já existente, nalguns casos com oferta excessiva ou prestando cuidados de forma desajustada às exigências modernas da gestão clínica, e da inovação médica e organizacional”.

Isto faz-me lembrar qualquer coisa…

E porque este Despacho à região Norte se refere e eu reconheço os actuais membros do CA da ARS do Norte como os mesmos que seguiram escrupulosamente as orientações políticas do anterior Ministro da Saúde e que tanta desestabilização criou ao nível das instituições hospitalares e dos cuidados de saúde primários, difícil será prognosticar qualquer mudança de estratégia…

Mas pelo menos uma mudança parece já estar a ser equacionada por esta ARS do Norte com a velada concordância de alguns membros do CA do Centro Hospitalar do Alto Ave e de interesses instalados de chefias da Unidade de Guimarães. A de transformar este ainda imberbe Centro Hospitalar, num Centro só com uma Unidade – a de Guimarães, relegando a Unidade de Fafe para um plano secundário e porque não até, paulatinamente, condená-la ao encerramento.

É que nem com a promessa (eleitoralista ou para calar vozes discordantes) de um projecto para a construção dum novo Hospital em Fafe, que tanto parece ter empenhado o Presidente da Autarquia, consegue esta ARS do Norte esconder os seus já velhos e persistentes desígnios, de alguns há muito conhecidos.

Em breve teremos mais notícias…

.

.

.

domingo, abril 27, 2008

só eu sei ver ?

.
Desfaz-se o tempo em rotinas e vontades.
em projectos e verdades,

em desgostos que se alastram,
em vestígios distorcidos
de nascentes que encontramos.
E é sempre quando seca que
tudo tem que se agarrar,
tudo o que faz fugir.
E a verdade passa a estar
No fundo dum copo cheio do que se quer ser...
(...)

.

.

sexta-feira, abril 25, 2008

opiniões de Abril (III)


"Há homens que lutam um dia e são bons. Há outros que lutam muitos dias e são melhores. Mas há os que lutam toda a vida, e estes são imprescindíveis."
Bertold Bretch
.
25 de Abril, sempre!!!
Não ter tido medo de lutar para alcançar um Abril e continuar a não o ter para que possamos sentir ABRIL sempre connosco..
.
.

sábado, abril 19, 2008

palhaços e música



Ministra da Saúde está preocupada com a falta de médicos


Como legenda da foto que acompanha a
notícia, o jornalista escreveu:
“A ministra esteve presente na assinatura de um protocolo que nos próximos três anos vai permitir manter palhaços e músicos a animar os doentes nos hospitais”.



… mas a notícia desenvolve-se em torno das conhecidas e repetidas declarações de “preocupação” pela falta de médicos nos Hospitais Públicos.
Não se estranha tal preocupação porque duma realidade se trata, perspectivada que o era há já umas boas dezenas de anos.
O que é estranho é que tantos estudos já realizados, tantos grupos de trabalho e comissões já constituídas, tantos pareceres técnicos já emitidos sobre outros tantos temas ou assuntos referentes à saúde, ainda nenhum grupo de trabalho tenha sido constituído nem nenhum estudo tenha sido realizado por forma a que este ou qualquer outro Ministro da Saúde, à pergunta de quantos médicos faltam em Portugal, não continue repetidamente a responder “ser difícil de o dizer”.
.
.
.

"danny federici"






..Sadly enough Danny Federici past away in the afternoon on April 17, 2008 at Memorial Sloan-Kettering Cancer Center in New York City after a three year battle with melanoma.
The Federici family and the E Street family request that, in lieu of flowers, donations be made to the Danny Federici Melanoma Fund.

"Danny and I worked together for 40 years - he was the most wonderfully fluid keyboard player and a pure natural musician. I loved him very much...we grew up together."
Bruce Springsteen


.


.

o jogo

.

.

sexta-feira, abril 18, 2008

taxas moderadoras

Medida sem fundamentos económicos, segundo Correia de Campos:


e se dúvidas já não não existiam...


Dados do Ministério da Saúde a que a Lusa teve acesso indicam que, em 2007, os portugueses gastaram 71,14 milhões de euros em taxas moderadoras.
Destes, 2,42 milhões de euros foram cobrados como taxas de internamento (entre Abril e Dezembro de 2007).

Contrariando o desmentido da ministra Ana Jorge, o Instituto Nacional de Estatística reafirma que o aumento das taxas moderadoras foi o que mais contribuiu para a inflação recorde no sector da Saúde em Portugal, de 7,4%. A inflação nos serviços hospitalares, que inclui o aumento as taxas moderadoras, aproximou-se dos 80% no ano passado.

.

.

prémio?


Ao Cogitare em Saúde um profundo agradecimento pelas visitas frequentes que sei que faz a este "que raio de saúde a nossa" e pela escolha que fez deste sitio, ao nomeá-lo com esta qualificação.

Num período de algum, aparente, alheamento destas lides, não resisto a retribuir ao Cogitare em Saúde a mesma qualificação, assim como aos amigos:

Boticário, Defender o Quadrado, Lisboa Dakar, Allcare-management, O País do Burro e SNS para todos.



Regras para dar continuidade:

1- Este prémio deve ser atribuído aos blogs que gostamos e visitamos regularmente postando comentários;

2- Ao receber o selo “é um blog bom sim senhora!!” devemos escrever um post incluindo: o nome de quem nos deu o prémio com o respectivo link de acesso + a tag do prémio + a indicação de outros 7 blogs;

3- A tag do prémio deve ser exibida no blog.

Obrigado pelos comentários amigos e pela presença assídua !

.

.

.

terça-feira, abril 15, 2008

ilusão ou realidade?


Transformação hospitais públicos em EPE melhorou eficiência
Os hospitais públicos que foram transformados em hospitais-empresa, no âmbito da reforma da saúde de 2002, viram a sua eficiência aumentar após essa alteração.DD


A realidade, perante estudos como este, mesmo quando se diz só terem sido avaliados critérios de eficiência técnica (sem terem em conta a qualidade dos serviços prestados), não passa duma ilusão porque não só a qualidade aqui é questionada...


"Os chefes de equipa das urgências do Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, pediram a demissão, alegando falta de elementos para um funcionamento eficaz do serviço." JP
.
.
.

domingo, abril 13, 2008

carreiras médicas


«a saúde e a formação médica nos hospitais públicos não podem estar baseadas em assalariados a prazo», para os quais a «motivação será apenas ganhar mais dinheiro» Carlos Costa Almeida (TM)

.

"há «hospitais privados a quererem investir na formação», ao mesmo tempo que hospitais públicos estão a «querer reduzir» essa função por causa dos custos." Rui Guimarães (TM)
.
.
.

sexta-feira, abril 11, 2008

o desgaste duma imagem?

Foi assim, quase durante um ano:


E agora, irá aparecer-nos assim:


Confesso que gostava mais que fosse assim , do que assim

Mas como também não me sinto particularmente cativado pela maioria dos logotipos desenvolvidos pela OGILVY (com excepção talvez do da BP e da EDP),




quem sou eu para criticar a imagem deste Serviço Público, por esta empresa especialista criada, e que assumidamente afirma na sua homepage que "Nós fazemos publicidade que vende, que faz a caixa registadora tilintar".

Tilintar, sim, mas principalmente na caixa da Ogilvy.



quarta-feira, abril 09, 2008

opções


Protestos aumentam em vários países do mundo com a subida dos custos com a alimentação
Os preços recorde dos cereais já levaram à realização de uma greve geral na Argentina e a motins nos Camarões, Burkina Faso, Marrocos, Costa do Marfim e Haiti, mas é no Egipto que a instabilidade motivada pela falta de alimentos tem atingido maiores proporções, tendo já causado sete mortos. (…)
O Banco Mundial prevê que 33 países enfrentem instabilidade social devido ao crescente aumento dos preços da alimentação e da energia.”
DE

(…) Os cientistas entendem que conseguir biocombustível mais barato passa pelo aproveitamento de todas as partes da planta e não apenas do grão do cereal - milho. (…)
Os cientistas criaram em laboratório uma variedade de milho que desenvolve a enzima presente no estômago da vaca. Inseriram na planta um gene da bactéria que produz a enzima e participa na digestão de ervas e outras fibras vegetais.
Ciência Hoje

Será esta uma das soluções ou, antes pelo contrário, uma ajuda ainda maior para acentuar mais a crise alimentar mundial que se aproxima?

Quer-me bem parecer que não será este o caminho nem tão pouco uma das soluções, sem uma profunda alteração das políticas agrícolas, energéticas e principalmente sociais a nível mundial.

Tudo o resto não passará dum “entretimento” para que alguém possa apresentar orgulhosamente uma qualquer distinção curricular com tão importante “descoberta” científica sobre a utilização da celulase.
.
.
.

segunda-feira, abril 07, 2008

domingo, abril 06, 2008

para relembrar


Foto: Daniele Airola
..

... momentos de felicidade.
.
.
.

quarta-feira, abril 02, 2008

mais um elefante branco na saúde?


Mais um Elefante Branco na saúde, assim considerado como “objecto ou negócio de conservação muito dispendiosa, sendo o seu rendimento de pouca ou nenhuma utilidade”?


Consiste vai informatizar IPO do Porto
O Instituto de Oncologia (IPO) do Porto vai ser informatizado pela
Consiste, empresa criada pela Associação Nacional de Farmácias (ANF) para desenvolver tecnologias de informação. De acordo com notícia divulgada pelo semanário Sol, a Consiste ganhou o concurso público aberto pelo IPO do Porto para a compra e instalação de uma solução global de informatização. A solução inclui a gestão dos processos clínico, administrativo e de facturação, a gestão de recursos humanos e de toda a área financeira, do arquivo e do centro de formação, e de toda a informação estatística e de apoio à decisão.O facto permite uma estreia de uma empresa da ANF num hospital público e para tal contribuiu o desconto concedido ao hospital de «cerca de 60% sobre a sua proposta inicial», ganhando a concorrentes como a Alert ou a Siemens
.

TEMPO MEDICINA ONLINE de 2008.04.020814PUB4F0508TM13E
.
(O sublinhado e o link são da responsabilidade do blog)
.

Aguarda-se que esta empresa, com interesses declarados no sector das tecnologias da informação, não se apresente “Em remodelação”, como paradoxalmente se encontra de momento a sua página na Internet e, já agora, que não descure a procura de módulos de ligação aos já suficientes softwares ainda “eternamente incompatíveis”, em utilização pelos Serviços de Saúde Públicos.
.
.
.

terça-feira, abril 01, 2008

assim tudo bem


Confrontado com os graves problemas que poderiam ocorrer perante um diminuto número de médicos de Medicina Interna da Unidade de Fafe do Centro Hospitalar do Alto Ave (situação esta denunciada pelos clínicos desta Unidade e que há já alguns meses preocupava os seus profissionais, o Director Clínico e até o Sr. Presidente da Câmara da Cidade), o Conselho de Administração deste Centro Hospitalar decidiu, a par da contratação de 2 clínicos desta especialidade, destacar um outro, recentemente contratado, do Serviço de Medicina Interna da Unidade de Guimarães, clínico este que há muito vinha mostrando interesse em dar o seu contributo como Internista na Unidade de Fafe.

Com o restabelecimento da normalidade assistencial nesta importante Unidade do CHAA, ficam assim resolvidos todos os problemas que conduziram, temporariamente, a uma diminuição da qualidade e a uma quebra da produtividade, particularmente nas áreas cirúrgicas e assistenciais do Serviço de Urgência de Fafe.

Dando seguimento ao entendimento da ARS do Norte, pondera também o CA do CHAA ter a mesma atitude de rentabilização dos Assistentes Hospitalares do Centro Hospitalar, reforçando brevemente o quadro médico de Assistentes de Ortopedia da Unidade de Fafe, cujo Serviço, desde há muito, vem reivindicando tal atenção.

.

.

.