sábado, janeiro 27, 2007

os medicamentos e o comércio


Para que se saiba:.

Saleiro aproveitou a lei.
Saleiro planeia.
Saleiro já antecipa a lei.
O INFARMED investiga.

"Está sob investigação do Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento (Infarmed) a empresa de António Saleiro, antigo autarca do Partido Socialista.
Trata-se do grupo Pharmacom, que tem onze pontos de venda livre de medicamentos no país e anuncia serviços actualmente proibidos por lei.

Sobretudo na imprensa regional onde estão essas lojas, são várias as notícias a referir novos serviços, como a venda de medicamentos pela Internet, ao domicilio, mas também consultas médicas por vídeo-conferência ou exames simples em poucos minutos.

Sem referência à empresa, o Infarmed recorda, em comunicado, que a venda de medicamentos pela Internet, bem como entrega ao domicílio com fins lucrativos, não são permitidos por lei.
Contactado pela Renascença, António Saleiro remete para o director-geral da Pharmacom, que confirma a investigação do Infarmed.

No entanto, Fernando Saraiva diz que tudo não passa de um mal entendido. Os serviços estão planeados, mas ainda não existem, explica o director-geral da Pharmacom.
"O que nós dizemos é que no conceito destas lojas assentam vários pressupostos, vários serviços, alguns inovadores e outros que estão em execução e que também serão inovadores, mas terão de ser sempre feitos, obviamente, de acordo com a Lei", sublinha o responsável.

António Saleiro é um dos sócios da Pharmacom, fundada em 2005, pouco depois de José Sócrates anunciar a venda de medicamentos fora das farmácias. A venda de medicamentos pela Internet é outra promessa, bem como a liberalização da propriedade da farmácias mas, neste caso, ainda não saíram do papel.

O Infarmed investiga agora se é um caso de publicidade enganosa, ou de violação da lei." RFM
.
Não poderão vir a ser as duas coisas ?
E daqui a algum tempo?
Será que ainda se manterá a ilegalidade?
.
"A venda de medicamentos contrafeitos na Internet e através de outros meios, tem vindo a aumentar nos últimos anos, merecendo uma especial atenção por parte das autoridades reguladoras e dos profissionais de saúde em todo o mundo.
De acordo com informações recolhidas recentemente junto dos Estados membros da União Europeia, 170 medicamentos foram identificados como alvo de contrafacção através de canais ilegais de distribuição, nos últimos 5 anos. O meio mais utilizado tem sido a Internet. Entre os casos identificados encontram-se os medicamentos “lifestyle”, as hormonas de crescimento utilizadas na musculação e sedativos. Cópias não autorizadas ou falsificações de medicamentos licenciados para o tratamento da disfunção eréctil e para infecções virais (como o caso do Tamiflu) também estão presentes nas listas dos falsificadores. Entre os produtos contrafeitos podem ainda encontrar-se alguns que não contêm qualquer substância activa do medicamento em causa ou até com a substância activa errada.

Em Portugal, os medicamentos apenas podem ser comercializados nas farmácias e nos locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica autorizados pelo INFARMED" INFARMED 13.04.06


.

3 comentários:

naoseiquenome usar disse...

Matéria demasiado sensível, com eventuais repercussões perigosas na saúde, que não pode deixar de ficar regulamentada mais que minuciosamente.
Há valores preponderantes ao do mercado.
Interesses prevalentes. A saúde é um deles.

Anónimo disse...

Querem mercado, temos mercado. Mas nem isso, que quando são ilustres desconhecidos, vão presos.

Peliteiro disse...

Saleiro está desesperado; pensava que teria uma grande cadeia e afinal tem um franchising com umas miseráveis 11 lojas...