quinta-feira, junho 28, 2007

"cão de parar" bem português



Retirei do Movimento de Utentes da Saúde este comentário lá publicado em 14 de Fevereiro de 2007 que ainda bem a propósito e com plena actualidade aqui transcrevo.

Aconteceu!

Inúmeras vezes me tenho perguntado se, nessas famigeradas comissões técnicas que pululam nos gabinetes governamentais, não existirá gente sem "tapa-olhos" laterais.
Eminências pardas, que debitam asneira acima da velocidade do som porque, tantas vezes, ainda os ministros não peroraram as suas diatribes televisivas e já essas "máscaras" passaram pelo nariz do "pagode" os seus dedos em riste. Então nos "ministérios da doença" e da "deseducação" é fartar vilanagem. Ainda se, ao menos, fossem simpáticos(as) como a menina do gaz...
Pois, o sr. Paulo Kuteev Moreira, um dos peritos da (horrivel!) Comissão para a Sustentabilidade do Financiamento do Serviço Nacional de Saúde, vulgarmente conhecida por CSFSNS (veja-se a quantidade de S's da sigla! Como é que aquilo pode fazer algo de direito?) resolveu bater com a porta e apontar una centelhazinha de humanidade que, parece ser predicado inexistente no currículo daqueles personagens.
"Distanciamento conceptual em relação às ideias e consequentes recomendações para a sustentabilidade do SNS" é a razão da demissão. Por outras palavras mais simples: o senhor, afinal, não vê só cifrões e teve um rebate de consciência.
Ainda bem!Mas, para ter chegado a este ponto, e depois de ter participado na "desgraça" que já foi feita até agora, quão pesada e sinistra deve ser a "refeição" que ainda está para nos ser servida pelo "ministério da doença"!
É isto que me assusta.
Quando um técnico (?) escolhido atinge o limite da resistência e sai borda fora é porque estamos mal e ainda pior vamos ficar.
Mas... alegrai-vos oh pacientes!"Água mole em pedra dura, tanto dá até que fura" e parece que o "muro", que eles querem fazer crer ser monolítico, abriu uma brecha. Uma e talvez pequenina, mas abriu! Isto quer dizer que vale a pena lutar, deixar as "pantufas" em casa e resgatar o Serviço Nacional de Saúde, para TODOS, às garras deste neoliberalismo bacoco.
Jorge Loureiro

E se dúvidas sobre o relatório existiam na altura da demissão de Paulo Kutev da famigerada Comissão de Peritos, elas, ao longo das semanas se iam desvanecendo e se iam tornando conhecidas e confirmadas por declarações na imprensa e exposições em conferências públicas, do próprio presidente da Comissão e por afirmações de intenção proferidas por Correia de Campos, prontamente desmentidas por José Sócrates, tão perigosas se mostravam ser para a modelagem da opinião pública.
.
“Ameaçado” pelos seus próprios camaradas de partido e por toda a oposição, Correia de Campos sente-se aparentemente obrigado a publicar o relatório que há uns dias atrás dizia não o fazer, por não ser o momento oportuno.
.
Estratégias diferentes reveladoras de divergências, ou uma estratégia única e bem definida, simuladora de indefinição e de incoerência, para atingir um objectivo único?

O de preparar, parar, recuar, para depois atacar, qual “cão de parar” do tipo perdigueiro português.
.
.
.

Sem comentários: