sábado, janeiro 06, 2007

novo hospital de Fafe já com terrenos disponíveis

Justiça de Fafe e Folclore

A autarquia de Fafe, através do seu Presidente da Câmara e da sua Assembleia Municipal escusam-se a oficialmente tomar posição sobre o futuro do Serviço de Urgência do Hospital de S.José de Fafe e quando os autarcas da oposição questionam o Presidente da Câmara, sobre as diligências que está a fazer ou teria feito na defesa da manutenção dum SU na cidade, não as revela, mas em declarações à imprensa local e regional fá-lo:

"o concelho não pode aspirar a mais do que ter um Serviço de Urgência Básico e será esse que defenderemos com toda a veemência se bem que nesta altura não tenhamos a certeza de que o vamos ter".

E mais à frente, como que a propósito …
"Já foi feita uma verificação técnica do terreno onde nós achamos que será mais adequado instalar o hospital". JN


São estas as palavras do Presidente da Câmara de Fafe.

Não sabe com certeza (ou diz não saber) o que Fafe vai ter em termos de Serviço de Urgência, mas sabe no entanto que o futuro do “novo Hospital de Fafe” já está assegurado uma vez que “terreno já existe” para ele.

Aqui está a prendinha de Ano Novo prometida aos elementos do CA do Hospital de Fafe pela ARS do Norte aquando duma visita relâmpago ao Hospital, em Novembro de 2006 e que dada ao Presidente da Câmara de Fafe, bem poderá servir de “moeda de troca” para o encerramento do Serviço de Urgência:

“Pediram-nos (os elementos do CA da ARS Norte) para esperar por esse dia e logo depois saberiam os responsáveis, os serviços os profissionais que aqui trabalham e a população de ... (pequena cidade do interior), o que lhes ia acontecer… poderão ter, quem sabe, uma prendinha de Ano Novo no sapato, a qual este CA está profundamente empenhado em oferecer.A prenda dum Novo Hospital em ... (pequena cidade do interior).
Que Hospital... depois eu contarei.”
link

Um Hospital de Proximidade como o de Lamego e Amarante, com o objectivo de reduzir a pressão no hospital de referência e que disponha:
1. duma Consulta Externa diferenciada, sem lista de espera
2. de cirurgia de ambulatório geral com o apoio de Hospital de Dia e apoio domiciliário.
3. de MCDT com ligação directa ao Hospital de referência
4. duma unidade de cuidados continuados e de convalescença de doentes intervencionados na área de agudos do Hospital de referência.

Mas sem Serviço de Urgência...

Será que esta prenda se baseou em estudos da relação custos/benefícios para a população, da oferta/procura e variações demográficas locais previsíveis, da localização geográfica, dos investimentos humanos e materiais necessários, dos prazos de concretização do projecto, de enquadramento num Centro Hospitalar ainda não constituído?

Honesta pareceria ser a proposta não fosse ela ter aparecido numa altura em que se aguarda o relatório final sobre a reestruturação da rede nacional de Serviços de Urgência e estarem suspensas as acções conducentes à criação do Centro Hospitalar de Guimarães-Fafe.

Que boa prendinha de Ano Novo deu a ARS do Norte ao Presidente da Câmara de Fafe.
De prendinhas destas, com intenções desconhecidas, é que eu não gosto nada, mas dá uma grande ajuda ao Sr.Presidente da Câmara de Fafe.


1 comentário:

Anónimo disse...

A existência do terreno para a construção do Novo Hospital de Fafe, já anda a ser anunciado há 10 ou 12 anos, ou mais...
Até parece que já existiu mais que um terreno...
Mas onde é que ele se situa? Alguém sabe?
Será que este, é como os outros anteriores?!...