segunda-feira, junho 30, 2008

métodos bem diferentes

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, EPE






Enquanto o CA do Centro Hospitalar do Alto Ave permite que durante o mês de Julho a assistência ortopédica e traumatológica na Unidade de Fafe fique reduzida à actividade de um único ortopedista (actividade extremamente limitada como fácil é de se compreender), o CA do Centro Hospitalar do Tâmega e Vale do Sousa “devido a uma maior disponibilidade dos médicos do quadro e à contratação do novos pediatras” consegue garantir a assistência pediátrica na Urgência e no Internamento da Unidade de Amarante, assistência esta que esteve ameaçada pela escassez de recursos humanos na especialidade. Link


Este CA terá feito um pequeno esforço para resolver o problema, porque aparenta ter uma visão diferente, do princípio de equidade e de bem servir as populações, da que tem o seu homólogo do Centro Hospitalar do Alto Ave.


Para aquele CA, os termos “servir a população”, “equidade no acolhimento”, “atenção permanente às necessidades dos doentes” e o “respeito pela dignidade e direitos da pessoa humana” apanágio também do CA do CHAA link, aparentemente não são só para ficarem exarados no papel no pressuposto de que “noblesse oblige” a que no papel lá constem estes princípios.


E como ao CA do CHAA a “noblesse oblige” também a fazer cumprir os desígnios da ARS do Norte em extinguir serviços clínicos que, embora produtivos, não se enquadrem na sua estratégia concentracionista, sob a capa do fiel cumprimento desta estratégia, consegue o CA do CHAA também os seus desígnios:
.

Os de manter ou ocultar o “status quo” de interesses instalados, fora e dentro da Unidade de Guimarães, aniquilando os serviços da Unidade de Fafe que com a sua excelente produtividade, em quantidade e qualidade, desde o início da sua existência lhes vêm fazendo, com naturalidade e sem qualquer interesse, oposição...






domingo, junho 29, 2008

a gente vai continuar


quem ganhou, ganhou e usou-se disso
quem perdeu há-de ter mais cartas p´ra dar...
E enquanto alguns fazem figura
outros sucumbem à batota



Enquanto houver estrada p´ra andar
a gente não vai parar !!!
. .
Senhora Ministra da Saúde
Meus caros amigos da ARS do Norte
Senhor Presidente do CA e Senhor Director Clínico do CHAA
.
Será que é preciso apresentar os números?
.
.
.

sábado, junho 28, 2008

olhando pela vidinha

Estátua sem rosto

Porque a orientação da ARS do Norte dada ao Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave é de extinguir os Serviços Clínicos da Unidade de Fafe, fundindo-os com os da Unidade de Guimarães, o mais tardar até ao fim do corrente ano.

O Director Clínico do CHAA (membro do Conselho de Administração):
*Chefe de Serviço de Medicina Interna
*Fundador do Serviço de Medicina Interna do Hospital de S.José de Fafe, serviço com mais de 20 anos de existência;
*Director de Serviço de Medicina Interna e Director Clínico vitalício do Hospital de S.José de Fafe;
*Como Presidente do CA do Hospital de S.José de Fafe nos últimos anos de existência como Hospital SPA, defensor da constituição do Centro Hospitalar do Alto Ave sim, mas com a condição de serem mantidos autónomos os Serviços clínicos da Unidade de Fafe;
*Que perante os profissionais do Hospital se orgulhava de ter conseguido consagrar no Business Plan da constituição do Centro (com data de 2006), este princípio que publicamente considerava inegociável com o seu homólogo Presidente do CA do Hospital da Senhora de Oliveira de Guimarães;
*Que foi escolhido para ocupar o cargo de Director Clínico do CHAA (ou obrigado a aceitar esse cargo, pelo Presidente indigitado), após largo período de tempo decorrido na procura de candidato que quisesse assumir afrontar os graves problemas de gestão, estruturais e de relacionamento interno no que ao sector médico do Hospital da Senhora da Oliveira de Guimarães dizia respeito, quando todos os potenciais candidatos recusavam a aceitar tal cargo;
*Que faz parte dum CA que, mesmo sem qualquer discussão interna, elaborou e propôs à aprovação pelo Ministro da Saúde, após parecer favorável da ARS do Norte, um Regulamento Interno do Centro Hospitalar, onde está consagrada a manutenção, na Unidade de Fafe, dos Serviços de Medicina Interna, Ortopedia, Cirurgia e Medicina Física e Reabilitação, independentes e com autonomia própria;
*Que se auto-propôs, contra a opinião do seu adjunto da Direcção Clínica, para Director do Serviço de Medicina Interna da Unidade de Fafe, deixando “abandonado” há já muitos meses, por falta de tempo, a direcção efectiva deste serviço;
*Que na Direcção Clínica, sempre se recusou a, com os seus adjuntos, analisar, propor e definir uma estratégia global tendente a interligar a actividade assistencial dos Serviços clínicos comuns às duas Unidades;
*Que à Unidade de Fafe pouca ou nenhuma atenção tem dado, desde que tomou posse como membro do CA do CHAA, quando questões relacionadas com a “sobrevivência” de alguns dos seus serviços lhe eram colocadas….


Este Director Clínico que agora publicamente diz estar de acordo com as orientações da ARS do Norte quando esta exige a extinção dos Serviços Clínicos da Unidade de Fafe.

Que aceita que o CA de que faz parte, sem qualquer discussão prévia com os Directores de Serviço por ele propostos e pelo CA nomeados, decida transformar uma Unidade de tratamento de doentes agudos em Unidade de Cuidados Continuados;

Que afirma publicamente que se com esta transformação não concordasse, teria pedido a sua demissão do cargo que ocupa no CA do CHAA ... ao contrário do que fez o Director do Serviço de Ortopedia da Unidade de Fafe ao apresentar a sua demissão, quando lhe foi apresentada por ele e pelo Presidente do CA, de forma prepotente e sem qualquer explicação ou "aviso" prévios, a sua intenção irreversível de extinguir o Serviço de Ortopedia desta Unidade. JN


... Mas entretanto, este Director Clínico, às escondidas de tudo e de todos (com todo o direito que lhe assiste), vai “olhando pela sua vidinha”, acautelando o seu futuro com a inscrição num Curso de Pós Graduação em Cuidados Continuados e Paliativos na Universidade Católica do Porto, curso que já frequenta desde o início de 2008.


Vá-se lá saber porquê…

.

.

.

quinta-feira, junho 26, 2008

fiquem as paredes para memória futura


Quando eu na terça-feira questionava:

Agora eu posso revelar que sim. Que acreditava.

Porque era já insustentável, para o Conselho de Administração CHAA, aguentar mais tempo em manter no segredo os verdadeiros desígnios subjacentes à criação do Centro Hospitalar, já na altura evidenciados pelos negociadores do Business Plan para a sua constituição - os Presidentes do CA dos então Hospitais Senhora da Oliveira e S.José de Fafe – que actualmente exercem funções de Presidente do CA e de Director Clínico do CHAA, respectivamente - sempre coadjuvados e orientados pelos ainda actuais membros da ARS do Norte.

E se alguma dúvida existia… ela hoje desapareceu.
.
A implosão do velhinho Hospital de Fafe começou.
.
Começou hoje, com o Serviço de Ortopedia e "amanhã" continuará com os de Cirurgia Geral, de Medicina Interna e de Medicina Física e Reabilitação.

... mas as paredes, neste caso, irão ficar... para poderem servir de testemunho numa futura avaliação da gestão deste CA do CHAA.

.

.

.

quarta-feira, junho 25, 2008

os deuses devem estar loucos


Finalmente os “deuses” dão mostras de querer quebrar o silêncio…

Mas pressente-se "loucura", por falta de argumentos para justificar o que é injustificável ou defender o que é indefensável.

Maus deuses, são estes…
.
.
.

terça-feira, junho 24, 2008

no segredo dos deuses

… e se alguém me dissesse que o CA do Centro Hospitalar do Alto Ave, na sua reunião ordinária da próxima 4ª feira, vai encontrar solução para resolver os problemas dos Serviços Clínicos da Unidade de Fafe, será que eu ia acreditar?


.

.

segunda-feira, junho 23, 2008

o que falta em Fafe

"Fafe arvora-se neste quadro como um concelho modelo. Desde ontem que tem todos os utentes do Centro de Saúde integrados nas quatro Unidades de Saúde Familiar o que levou o secretário de Estado a afirmar que "em Fafe a reforma está quase concluída, ficando apenas a faltar o novo hospital". JN


Será que o Sr.Secretário de Estado da Saúde sabe, que mais de 600 doentes dos concelhos de Fafe, Celorico de Basto e Cabeceiras de Basto, aguardam agora uma 1ª consulta de Ortopedia, solicitada pelos Cuidados de Saúde Primários, a maioria dos quais só a verão efectivada dentro de 12 meses?

Será que o Sr.Dr. Manuel Pizarro sabe, que a actual "inexistente" lista de espera para intervenção cirúrgica ortopédica (orgulho do Serviço de Ortopedia e do extinto Conselho de Administração do “velho” Hospital de S.José de Fafe), corre o inevitável risco de deixar de assim o ser e de progressivamente se aproximar e até ultrapassar a do seu homólogo Serviço de Ortopedia da Unidade de Guimarães, espelho das existentes a nível nacional?

Será que sabe, que durante o mês de Julho (e pela primeira vez no historial do Serviço de Ortopedia do “velho” Hospital de Fafe), não se realizará nenhuma intervenção cirúrgica ortopédica ou traumatológica agora que foi integrado no "promissor" Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA)?

Será que sabe, que a morbilidade dos doentes internados no Serviço de Ortopedia da Unidade de Fafe, a demora média e consequentemente os gastos directos e indirectos com o internamento, vão aumentar substancialmente?

Será que sabe este nosso membro do Governo, que tudo isto vai suceder, por inoperância e desprezo dum CA do CHAA em se consciencializar, analisar e tomar medidas de forma a colmatar a fuga de profissionais para outras Unidades Hospitalares onde mais motivados, pessoal e profissionalmente, se possam vir a sentir?

Por certo ainda não saberá, porque de outro modo não teria afirmado o Sr. Secretário de Estado da Saúde, em mais esta sua visita a Fafe, "que em Fafe apenas fica a faltar o novo hospital” .
.
.
.

domingo, junho 22, 2008

assim vai ser...


“O Hospital da Luz, da Espírito Santo Saúde (ESS), tem pouco mais de um ano, mas já tem listas de espera para todas as consultas. A demora é irrelevante para alguns doentes, mas pode ultrapassar seis meses para os funcionários públicos. DN


Alguém duvidava que para os serviços de saúde privados, com acordos e convenções, continuarão sempre a existir clientes de “primeira” e de “segunda”?


Não!

Mas para Isabel Vaz o seu Hospital da Luz não discrimina doentes.

O que faz é definir quotas a nível global para cada cliente. E não será o Ministro das Finanças que o poderá impedir...


Afinal a Ministra da Saúde sempre teria uma ponta de razão ao manifestar na Assembleia da República (há um mês atrás) a sua discordância com a autorização dada pelo seu homologo das Finanças, para a ADSE poder comprar serviços de saúde ao Hospital da Luz, para a assistência médica aos funcionários públicos.



quarta-feira, junho 11, 2008

alívio pós-part(o)ida





Diário Económico:Quando saiu do Governo sentiu alívio ou vazio?
Correia de Campos:Alívio biológico, físico e mental enorme. Mas tive surpresas. Quando esperava que os ataques violentos continuassem, isso cessou passados poucos dias. As crianças continuam a nascer nas ambulâncias mas não vê notícias nos jornais.DE 06.06.08
.

Esclarecimento do Correio da Manhã:

"Os Bombeiros Voluntários da Murtosa e uma equipa médica do INEM do Hospital de Aveiro ajudaram ontem duas jovens mães a dar à luz. Um dos bebés nasceu mesmo dentro da ambulância, à porta da maternidade." CM 10.06.08


.


.


.

terça-feira, junho 10, 2008

10 de Junho

Cavaco Silva garantia estar par da situação, alegando não querer acrescentar qualquer outra reacção por estar a presidir ao “dia da raça”.Público

Portugal!
Quem és tu de novo?



... pela música e pelas palavras.

.

.

sexta-feira, junho 06, 2008

200 mil

foto retirada do Contramestre

«Não é a primeira vez que existe este tipo de manifestação e não será a última» Vieira da Silva
.
Será que a maioria absoluta dá imunidade para sempre?
.
.
.

quinta-feira, junho 05, 2008

não estraguem o que de bem se faz!


Algo vai mal nos Hospitais do Minho.
A esta mediocridade, não escapa também o recentemente criado Centro Hospitalar do Alto Ave, que bem pior poderia estar colocado no ranking dos hospitais do Norte, não fosse o tampão que representa ainda hoje (contra tudo e contra todos) a actividade cirúrgica produzida pela sua Unidade de Fafe, que resistentemente se continua a orgulhar dos seus insignificantes tempos de espera para cirurgia geral e ortopédica, consequência duma produtividade cirúrgica por cirurgião, invejável.

terça-feira, junho 03, 2008

listas de espera para cirurgia

Com e sem SIGIC
.
As projecções aqui graficamente desenhadas e apresentadas pela equipa de Pedro Gomes, não mais comprovam o que gráficos idênticos (aparentemente representativos da realidade actual) nos pretendem a todos mostrar o que de bem está a ser feito pela saúde dos nossos doentes cirúrgicos e simultaneamente enaltecer "o empenho das instituições e seus profissionais em melhor servir a população”. Ver aqui
.
Mas, talvez porque difícil poderá ser defender que profissionais do SNS e de instituições convencionadas possam auferir tão chorudos honorários, as contas deste programa (válido sem dúvida nos seus objectivos e aparentes resultados), ainda não foram publicamente apresentadas.
.
Para que se saiba (e porque nalgumas instituições a "metro" se vendem estes serviços de saúde, solicitados e não menos apetecíveis...) só um exemplo já por mim aqui apresentado em 2006 e que actual ainda se mantem:
.
.
Façam e apresentem as contas...

.
.

segunda-feira, junho 02, 2008

agradecimento




A todos.
Aos sempre presentes e a dois que foram, mas que sempre connosco estarão, o meu particular (e o nosso) obrigado...


A culpa é da vontade, que todos temos, em continuar a ser quem somos!!!


e que não se calem as nossas vozes

.

.

domingo, junho 01, 2008

chega!!!

Enquanto que...


Cerca de dez mil pessoas marcharam este domingo contra a fome em Lisboa, Porto, Coimbra e Angra do Heroísmo, um projecto promovido pelo Programa Alimentar das Nações Unidas e a empresa logística TNT, escreve a Lusa.
A iniciativa permitiu, assim, angariar cerca de 100.000 euros, o que representa educar e alimentar 3.703 crianças durante um ano.link
.
(...)


Cristiano Ronaldo poderá custar ao Real Madrid 140 milhões de euros. link

Os jogadores chegaram pouco antes das 15h00 ao Palácio de Belém e à espera do autocarro da selecção estava perto de um milhar de adeptos – número que foi aumentando à medida que a curiosidade atraía os que passeavam pelas imediações. link


Numa recepção pomposa, digna de um chefe de Estado, os “Viriatos” foram ao Palácio de Belém receber a “bênção” do Presidente da Republica Aníbal Cavaco Silva. link

.

.