terça-feira, fevereiro 19, 2008

un novo Hospital em Fafe


E se já em 2001 se falava num novo Hospital em Fafe, que não terá sido concretizado por não existirem verbas em PIDDAC.

E porque ele deveria ser enquadrado no âmbito de Parcerias Público Privadas, tão em voga na altura, e não o foi, vá-se lá saber porquê…

E se em Abril de 2006, “aflito” com a perspectiva dum esvaziamento da sua cidade em termos de serviços de saúde Hospitalares, o Presidente da Câmara de Fafe volta a lembrar à ARS do Norte a disponibilidade para oferecer terrenos para a sua construção.

Tudo parecia estar a "bater" certo já que, na constituição do Centro Hospitalar Guimarães-Fafe (actualmente designado do Alto Ave – EPE), um “programa funcional” para a referida construção terá sido também elaborado.

Só que….
O capital estatutário então constituído, não contemplou o investimento orçamentado para a sua construção, numa área já escolhida, de 70.212 m2, perto da Circular de Fafe IC5.

A culpa de quem foi?
Da ARS do Norte, não.
Nem tão pouco do CA do CHAA. E do Senhor Presidente da Câmara muito menos…

A culpa foi da Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) – ex IGIF.

E porque do PIDAC, nos dias de hoje, nada poderá vir…
Tente-se ao menos obter, nos dias de hoje, umas verbazitas através do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Mas para isso, deverá o CA do CHAA proceder a uma “revisão do seu programa funcional” para eventualmente poder ser alterado o seu capital estatutário que contemple esta mais-valia, já que por todos e há muito terá sido reconhecido que as actuais instalações da Unidade de Fafe do CHAA, para além do seu “avançado estado de degradação”, da falta de “condições para uma reforma de fundo”, de não possuir “terreno circundante com possibilidade de crescimento” e de não “possuir acessibilidades adequadas” também é da pertença da "Misericórdia local".

Tudo isto junto, no que ao “velhinho“ Hospital de S.José de Fafe diz respeito, representa um reduzido valor material para o CHAA.

Mas o capital humano dos seus profissionais, os serviços de qualidade que tem prestado à população que assiste e a memória duma instituição que muito tem servido a população de Fafe, de Cabeceiras e de Celorico de Basto, isto deve ser preservado e pelo CA do CHAA não esquecido, não permitindo que o tempo, os interesses ou desinteresses instalados, façam o não desejado:

O desaparecimento, por exaustão, duma Unidade Hospitalar do CHAA em Fafe.
.
.
.

Sem comentários: