quinta-feira, maio 03, 2007

as distâncias


.
JN faz retrato de uma região que já foi motor económico do país e que é agora a quarta mais pobre da Europa. Última década marcada por mais desemprego, menos riqueza e menor qualidade de vida. Apatia de políticos e empresários e excessivo centralismo de Lisboa justificam cenário negro. Verbas do próximo orçamento de Bruxelas são a última oportunidade.

Falamos de Portugal...
.
O que é isto?

"Since 2003, Darfur in Western Sudan has been embroiled in a deadly conflict. Several hundred thousand people have been killed or seriously injured. More than two million people have been displaced and live in displaced-persons camps in Sudan or in refugee camps in Chad; more than 3.5 million people are reliant on international aid for survival."



Desde 2003, o Darfur, no Sudão Ocidental, foi envolvido num conflito mortal. Várias centenas de milhares de pessoas foram mortas ou seriamente feridas. Mais de dois milhões de pessoas foram deslocados e vivem em campos de deslocados no Sudão ou em campos de refugiados no Chad; mais de 3,5 milhões de pessoas dependem da ajuda internacional para sobreviver.António Guterres, o Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados descreveu a situação no Sudão e no Chad como “o maior e o mais complexo problema humanitário no mundo.


"Deixe bem claro ao mundo que não virará a cara quando milhares de civis continuam a perder as suas vidas", e a violação e outras violências sexuais continuam a ser utilizadas como armas de guerra.»

Sem comentários: