quarta-feira, março 07, 2007

metodologia a não seguir!


Terá já iniciado funções o Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Alto Ave que integra os Hospitais da Senhora de Oliveira de Guimarães e S.José de Fafe.

Em que data, desconhece-se.

Apesar de oficiosamente já se conhecer a sua composição, os responsáveis da Unidade de Fafe bem como os seus profissionais ainda não foram informados da calendarização e da metodologia a adoptar para a integração das duas unidades no Centro Hospitalar, nem tão pouco foram oficializados de tal início de funções.

Mas entretanto já foram informados, através de Comunicação Interna do CHAA, com data de 5 de Março, de que “o pagamento dos vencimentos a partir do mês de Março (inclusive) será realizado no penúltimo dia útil de cada mês” alterando assim a data de 21 de cada mês, que vinha sendo utilizada para o referido processamento de vencimentos.
E esta Comunicação (única) Interna, mais não disse.

De forma verbal, foi também dada indicação ao responsável do Serviço de Aprovisionamento para não dar seguimento a pedidos de fornecimento de produtos e serviços ao exterior (com implicações nos serviços farmacêuticos, laboratório, banco de sangue e armazém geral) sem lhe terem sido comunicadas alternativas.

Processo complexo é sem dúvida este (sob o ponto de vista financeiro, administrativo e clínico) durante esta fase de integração.

Mas, o que escrevi há três meses atrás em “Centro Hospitalar Guimarães-Fafe”, permanece actual e aqui o volto a transcrever:

“E tudo isto se passa ou se vai passando sem que "ninguém saiba".
Os "ninguém" que mais deveriam e necessitariam saber, por forma a se sentirem estimulados e motivados para os desafios da mudança que se pretende para melhor.
Já chega de secretismo, de alarmismo da população, de fomento quase que "deliberado" da desmotivação dos profissionais da saúde de ambas as unidades Hospitalares, da falta de diálogo e de clareza de objectivos.”
.
Desta vez, como de algumas outras, a "culpa" não é de Correia de Campos...
.

7 comentários:

osso disse...

utilizei este seu post em "a culpa é do médico". (http://culpadomedico.blogspot.com/)

Anónimo disse...

Centro Hospitalar Alto Ave- Unidade de Fafe, fala a Julieta...
:)))
Atendimento já está personalizado.

Anónimo disse...

Caro amigo:
- O CA do CHAA iniciou funções em 01-03-2007;
Abraço

Anónimo disse...

Centro Hospitalar do Alto Ave

Hospital de Guimarães e de Fafe fundidos desde o início de Março

Desde o início deste mês de Março que o Hospital da Senhora da Oliveira – Guimarães, EPE e o Hospital de São José – Fafe foram fundidos no novo Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE.

Esta nova Entidade tem a sua sede na Unidade de Guimarães. Passa a existir apenas um Conselho de Administração que gere as duas Unidades que fazem parte do Centro Hospitalar.

A medida faz parte do Programa de Estabilidade e Crescimento do Governo que prevê a atribuição do estatuto de EPE para todos os hospitais do Serviço Nacional de Saúde. Esta política tem como objectivo uma melhor prestação de cuidados de saúde à população, pela optimização dos recursos.

O Ministério da Saúde aproveitou estas alterações, que foram estendidas a mais hospitais do país, para incluir nos estatutos dos hospitais EPE a recomendação da União Europeia no sentido de ser implementada uma cultura de segurança, reconhecida como fundamental na qualidade em saúde, incluindo-se também a humanização dos serviços.


http://www.hguimaraes.min-saude.pt/NoticiasEventos/Noticias/centro_hospitalar.htm

J.F disse...

Caros anónimos:
Ironicamente vos agradeço o envio da data de início de funções do CHAA.

Para o primeiro, o dia 1 de Março.
Para o segundo (através do site do Hospital da Senhora da Oliveira do dia de hoje)"desde o início do mês de Março"...

As dúvidas para mim, ainda persistem.

Anónimo disse...

Alguém já percebeu o que é uma E.P.E?

Anónimo disse...

:):):)
irónicos