terça-feira, fevereiro 20, 2007

voltar ao passado

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: "As a Middle Ages house" - Marina Poblacion
.
Não se interprete isto, como um saudosismo nem tão pouco como um assumir de estar perante a “verdade absoluta”.

Mas a população do interior do país, dos finais da década de 70, saberá bem por certo, dar valor ao “Serviço Médico à Periferia” então criado, que disponibilizou meios (primários sem dúvida) de assistência médica nas aldeias, outrora confinados só aos centros das vilas e cidades.
Dir-se-ia que era a saúde que ia ter com a população, que malgrado a falta de meios técnicos de que dispunha, conseguia chegar bem mais perto da população mais desprotegida, conseguia despertá-la para os cuidados de prevenção da doença, por forma a considerarem a saúde como um bem essencial.

Do idoso ao recém-nascido, do jovem ao adulto, todos eram atendidos, aconselhados e tratados por “clínicos gerais” recém saídos do Internato P1 e P2 (que se seguia à licenciatura em medicina), com uma preparação clínica mínima, mas que muito contribuíram, pela sua juventude e dedicação, para a evolução duma medicina do tipo “João Semana” para uma medicina mais moderna e actualizada em termos de conceitos de prevenção e tratamento.

Muitos destes clínicos por lá ficaram. Outros realizaram, nos grandes centros, a sua especialização e para lá regressaram. Reorganizando serviços e outros criando, deram ao interior do país uma qualidade de saúde e uma “segurança”, para quem lá sempre residiu, bem diferentes das que desde sempre estavam habituados. E a isto as populações se foram habituando.
.
Mas não só para estes bons hábitos esta política contribuiu.
.
A melhoria dos indicadores de saúde, como a diminuição da taxa de mortalidade infantil e o aumento da esperança media de vida, são também sua consequência, juntamente com a real melhoria das condições de vida das populações.

Muito a medicina evoluiu, sem dúvida, mais rápido nas duas últimas décadas é certo.
Mas na chamada periferia, a evolução técnica e científica também sucede nos nossos dias, praticando-se da mesma forma uma medicina de idêntica qualidade à dos grandes centros populacionais, sobre o ponto de vista assistencial e de formação pós-graduada, facilitada também pela melhoria das acessibilidades.

Será que se pretende voltar ao passado?

Afastar os cidadãos da saúde, ao invés de os aproximar dela?
Centralizar os meios e desprover o interior de iguais condições de acessibilidade em termos de saúde, condenando-o novamente à desertificação?
Afastar os profissionais da periferia dos grandes centros, que desprovidos de “matéria-prima” e de apoios técnicos, se vêm obrigados a procurar outros locais para se sentirem realizados profissionalmente?

É que com o espectro da reestruturação dos Serviços de Urgência e com o argumento da rentabilização de meios humanos (particularmente médicos de especialidades carenciadas), perspectiva-se o encerramento de serviços periféricos (por integração noutros serviços ou por esvaziamento dos seus quadros) não se contabilizando a redução previsível global da actividade programada, que sem os serviços a extinguir ou reduzidos no seu pessoal, irá acontecer.

Nem tão pouco estará a ser tida em conta (à luz da actual regulamentação das Carreira Médicas – Dec.Lei 73/90) a reduzida mais-valia a obter com os profissionais médicos a integrar nos serviços a “reforçar”, particularmente dos já dispensados de prestar trabalho em Serviço de Urgência.

Estica-se a manta para os cuidados de Urgência e destapam-se os cuidados Hospitalares programados. E a "manta" pertende-se que também chegue (e deve chegar, e muito) para os Cuidados Primários.

Não há nada como “programas especiais de combate” do tipo SIGIC para esconder e agravar esta previsível contingência (malgrado os gastos exorbitantes a eles associados), já que o combate para a resolução do problema das situações ditas de urgência, esse que sempre foi considerado como prioritário, nunca foi dirigido assumidamente contra a sua causa primária e quando o é, existem sempre desculpas para a sua ineficácia.

A bem duma reestruturação da rede Hospitalar e de Serviços de Urgência persiste-se no mesmo erro.

Reestrutura-se, centralizando, focalizando e reforçando os Serviços de Urgência para continuarem a prestar o mesmo tipo de serviço ao mesmo tipo de doentes, para tratar o mesmo tipo de patologias.

Ao invés de se investir com firmeza, nos cuidados primários, nas consultas de especialidade devidamente protocoladas e nos tratamentos mais diferenciados dessas especialidades, na proximidade das populações, perspectiva-se a mobilização de profissionais para outras instituições onde a sua rentabilidade de forma alguma será cumulativa, diminuindo-se assim, com a extinção dos serviços, ainda mais a equidade e a acessibilidade aos cuidados de saúde.

E nem com a promessa (demagógica) de investimentos na construção de muitos Hospitais de Proximidade (a exemplo da vizinha Espanha – alguns deles já falidos) ou com a aposta ainda não conseguida nas USF, se consegue afastar o espectro das dificuldades que este Ministério, bem como os antecessores, têm tido em resolver o problema da saúde nas últimas duas décadas.

A inexistência duma avaliação correcta e aprofundada das actuais capacidades instaladas e da sua produtividade em termos de qualidade e quantidade, a ausência/redução de incentivos para aumento da produtividade e diminuição do desperdício, a permanente redução de efectivos e do orçamento para a saúde, a par da falta de actuação integrada, coordenada e bem clara sobre os vários sectores, condena qualquer estruturação do SNS ao insucesso, perpetuando os mesmos problemas, as mesmas dificuldades e a mesma insatisfação dos profissionais e da população.

E a quem interessa esta situação?
.

19 comentários:

lisboa dakar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
J.F disse...

Obrigado

naoseiquenome usar disse...

Voltarei mais tarde.
Agora só pergunto ao Lisboa Dakar (mais um saudosismo ou apenas à espera que passe o ano?) em que é que ele contribui para a réplica?

E já agora relembro que ainda há dias se dizia que a "avaliação de necessidades" era completamente desnecessária!

naoseiquenome usar disse...

E antes de me deter no assunto com mais atenção, relembro ainda uma outra "verdade", esta sim, verdadde. Os médicos da Carreira de Clínica GEral (MGF), têm nos seus horários de trabalho e nos objectivos que serão vertidos no Balanço Social, variadíssimas horas atribuídas a apoio domiciliário..... simmmmmmmmmm.
No entanto, umas tantas e raras vezes, para o efeito se desloca o pessoal de enfermagem.... :) E essas horas... bem... o destino é normalmente o mesmo que se dá às horas atribuídas no horário para "actividades não assistênciais".

È que há "verdades" retóricas e outras e há Realidades!!!

naoseiquenome usar disse...

E vivam as réstias de felicidade que nos fazem continuar a viver de "faz de conta". Viva o não assumir das concretas realidades actuais. Vivam as máscaras e o perpétuo Carnaval!
Viva!
Ainda chegaremos a algum lado!
Ainda chegaremos, por ex. à conclusão histórica de que a época de Salazar foi aquela em que Portugal cresceu economicamente mais e mais, do que no período da democracia parlamentar em que vivemos há pouco mais de trinta anos!!!

Dizem que recordar é viver... adopte-se o princípio de viver de acordo com a realidade que temos pela frente, que entra pelos olhos dentro!

naoseiquenome usar disse...

Resta por fim dizer que o que o actual regime contempla é a assistência a essas pessoas, na forma de apoio domiciliário por médicos alegadamente experientes, tanto a nível urbano como rural e não como "dantes" baseado no experimentalismo de P's 1 , 2 (ou nada como acontece hoje).
Afinal, as populações, independentemente de serem urbanas ou rurais têm ou não direito à mesma qualidade de cuidados?

Agora digam-me: porque não se cumprem?
Exactamente à semelhança das horas para "actividades não assistências" generalizadamente, quer por médicos da carreira de clínica geral, quer por médicos da carreira hospitalar, são, generalizadamente, incumpridos? Porque será?
Porque temos a vergonha de ficheiros que temos?
Porque temos tanta CE atrasada?
Porque temos uma Lista de Espera tão grande, demorada e cheia de truques quando é cumprida?

É manifestamente um alijar de responsabilidades.

lisboa dakar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
naoseiquenome usar disse...

Sim, eu temo que o colega autor do post nunca tenha feito SMP :) se o não fez fez, aí estão boas razões, aduzidas por si :)))
Se o fez... tanto melhor... saberá que entre experimentalismo da época e efectividade que se não cumpre hoje, a diferença merece EFECTIVAMENTE, tratamento urgente, no sentido dso cumprimento e não da lamúria!!!!


E depois?
E depois ... "nada" ... ai a subjugação!!! :))) a quÊ???!!! algo que não foi escolhido responsavelmente?
Estaremos perante um bando de inimputáveis?

naoseiquenome usar disse...

Ah: :)
e obrigada pelo tratamento por "colega". Não o sou. Mas conheço-os, por força das circunstâncias que jamis alguém me ouvirá dizer quais, bemmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm demiaiiiiiiiiiiisssssssssssss.


Uso óculos quase desde que nasci.

Corrigem todo o defeito de visão, já que sabendo eu que necessito de a corrigir, procuro corrigi-la da melhor forma, não vivendo na ilusão de que... ainda poderei ver bem sem...!


:)))))))))))))))))))))))))

Passai bem.

Anónimo disse...

Tenho andado quedo e mudo.
Temo que a "colaboração institucional" tão preciosa, que a "naoseiquenome usar" tem dado, se quede por aqui.

Quando não se alcança além do umbigo dá isto.

É uma perda anunciada. Percebi.

Uma enorme perda.

naoseiquenome usar disse...

:)
Obrigada Miguel.
Mas não lamente.
Sim, não me apetece mais "chover no molhado".
Mas,
isto,
é apenas o retrato,
daqueles,
que reclamam,
só,
PORQUE SIM!
Desconhecem até, a realidade actual, desconhecem o esforço das politicas;
por não precisarem, devido ao "amiguismo",
ou porque a natureza os dotou de não necessidade,
prestam-se a estes papéis.
DE apologia do incumprimento, do saudosismo bacoco, da incapacidade de enfrentar os problemas reais.
Para eles tudeo se resume ao "que bfoi",
ou,
"ao que será".
A realiddae não existe.


Miguel:

continue bem.
Não tema nada.
Este blog, (pessoal, mas institucional e político também, uma mescla) como outros, haverá de ter,
um "futuro promissor".

:))))))))

((Apostamos?)

Passe igualmente bem Miguel.
Eu não sou de cá, nem de lá.
Tenho obrigação de estar no sítio certo.
:)))

Anónimo disse...

Por mim, este é, cada vez mais, um blog de leitura obrigatória sobre a saúde.

Nem tudo o que o seu autor escreveu tem merecido a minha concordância, mas nada mais natural, e mais humano, do que existirem diferentes pontos de vista sobre um mesmo assunto.

É fundamentalmente neste respeito pela diferença de opinião, que este blog se diferencia de outros.

É por esse respeito - mútuo - que aproveito, novamente, para cumprimentar o autor, e todos quantos o lêem.
Obrigado

Anónimo disse...

De nada.Sempre existirão graxistas.

Anónimo disse...

E... ninguém respondeu: "A quem interessa esta situação"? Julgo, que, depois de ouvir as verdades, só interesse ao autor do post.

lisboa dakar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
naoseiquenome usar disse...

òh caríssimjo Lisboa-dakar:
acredite que sim!
:)))
até um dia!!!... :)))
mesmo aposentado!!!

Crer acreditar no que digo ou obrigará o autor do blog a remover os comentários????

Olhe que quando eu quero ser preciosita sei sê-lo bem melhor que V.ª Ex.ª, percebeu???

Os da carreira hospitalar, não, não têm horas para "actividade não assistencial", têm horas para "reuniões de serviço, assuntos de serviço, direcção e afins"...

Ou seja têm como os outros, montes de horas para não fazer nada!!!!

Ainda quer meter-se comigo? Tem a certeza?

lisboa dakar disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
naoseiquenome usar disse...

"tadinho" Lisboa-Dakar!
Tamanha a cobardia!
(por momentos os comentários haverão de estar no "ar")

:))))))))))))))

naoseiquenome usar disse...

Tem bons amigos, J.F!
parabéns!