segunda-feira, fevereiro 26, 2007

protocolo assinado - ARS do Norte e Câmara de Fafe


De entre os 6 protocolos assinados pelos Presidentes das Câmaras e as respectivas ARS, que podem ser consultados no Portal da Saúde, destacam-se as 6 clausulas assinadas pelo Presidente da Câmara de Fafe e a ARS do Norte:


(…)
1. O Centro de Saúde de Fafe assegurará a sua actividade, designadamente a “consulta aberta”, para dar resposta aos casos agudos não programáveis, das 08h00 às 22h00 todos os dias úteis e das 09h00 às 18h00 aos fins-de-semana e feriados.
Este horário é proposto pelo Director do Centro de saúde e aprovado pela Administração Regional de Saúde do Norte, em função da procura e de períodos sazonais em que aumenta a população residente sem médico de família, no máximo até às 24 horas.
Este alargamento do horário de funcionamento do Centro de Saúde, deverá entrar em funcionamento no próximo dia 25 de Abril.

2. A partir do próximo dia 25 de Abril, o Hospital São José de Fafe assegurará um Serviço de Urgência Básico, cujos recursos deverão ser adequados à procura de cuidados, sem recorrer ao tempo de trabalho normal dos médicos de família com vinculação aos centros de saúde da região e sem comprometer a sua prestação de serviço nos centros de saúde.
Esta situação será reapreciada no contexto do Centro Hospitalar Guimarães-Fafe.

3. A partir de 1 de Outubro de 2007 será colocada no Hospital de São José de Fafe uma ambulância SIV (suporte imediato de vida), com tripulação profissionalizada de enfermeiro e técnico de ambulância de emergência.

4. A Administração Regional de saúde do Norte promoverá a constituição de Unidades de Saúde Familiares (USF) em todos os Centros de Saúde, proporcionando à população as vantagens que lhes estão associadas, designadamente, a melhoria nos acessos aos cuidados de saúde pela inter-substituição dos profissionais, a diminuição da população sem médico e pelos compromissos de melhores cuidados de saúde negociados e contidos nos respectivos contratos-programa.

5. A Administração Regional de Saúde do Norte promoverá o alargamento da Rede de Cuidados Continuados Integrados no distrito, o que irá reorientar a procura dos cuidados de saúde primários, dos cuidados prestados nos hospitais de agudos, e melhor adequar os cuidados prestados no domicílio com ganhos em saúde para os doentes e seus familiares ou cuidadores.

6. O Município de Fafe colaborará com a Administração Regional de Saúde do Norte na boa execução do presente protocolo, designadamente através da prestação de informações aos munícepes.

Lisboa, 24 de Fevereiro de 2007
Câmara Municipal de Fafe
Administração Regional de Saúde do Norte




.

Sem comentários: