sexta-feira, janeiro 19, 2007

que lições a tirar?

................................... ...............................Braga - Avenida Central e Arcada


A requalificação da Rede de Serviços de Urgência Hospitalares proposta pela Comissão Técnica pressupõe que a rede de emergência pré e inter-hospitalar esteja funcionante, por forma a promover o transporte correcto e em tempo útil para o Serviço de Urgência mais adequado.

“Defende-se o investimento na emergência pré e inter-hospitalar como forma de promover o transporte correcto e em tempo útil para o Serviço de Urgência mais adequado (não necessariamente o mais próximo e nunca para instituição de saúde não vocacionada e/ou preparada para situações urgentes”
In Relatório da Proposta da Rede de Serviços de Urgência – pág.36


A propósito dum acidentado que teve de ser socorrido pelos bombeiros de Vila Verde (a 15Km do centro da cidade de Braga – local do acidente) por não haver disponibilidade de nenhuma das três corporações de Bombeiros da cidade nem tão pouco do INEM local em socorrer o sinistrado:

Palavras de responsável do INEM:
“A ausência de capacidade de resposta a emergências em Braga é dramática”
"há um maior conhecimento do terreno e portanto, uma maior operacionalidade do INEM. Mas para trás, há erros assumidos, críticas, guerras e mal-entendidos que podem ter deixado mácula.”
"o sistema integrado de emergência médica funciona mal".
"Há vários momentos em que, como ontem, não há disponibilidade em termos de socorro”

Afirmações do Presidente do Serviço Nacional de Bombeiros, Hercílio Campos:
"se estavam indisponíveis (as ambulâncias) é porque estavam a ser precisas";
"o que cada quartel faz com as suas ambulâncias é com eles"; “se alguém tem alguma suspeita sobre o uso que lhe está a ser dado, que investigue e intervenha".

.
A propósito do ocorrido há 10 dias em Odemira:
A lição a tirar deste lamentável acidente foi a passagem em revista das circunstâncias de baixa densidade populacional e longa distância que condicionam a capacidade de resposta do SNS em situações de urgência/emergência naquela região do País. Os esforços do Ministério da Saúde devem concentrar-se na melhoria da situação, a qual está já a mudar rapidamente (...).”
.
O que sucedeu em Braga sucederá em muitos outros locais do país, felizmente sem a gravidade com que se revestiu o sucedido em Odemira.

Em Braga, na Avenida da Liberdade, não existe “baixa densidade populacional” nem uma longa distância que condicionam a capacidade de resposta”.

Que lições então a tirar?
.

5 comentários:

naoseiquenome usar disse...

Isto:
"(...)o INEM considera que "há um maior conhecimento do terreno" e, portanto, "maior operacionalidade". Mas para trás há erros assumidos, críticas, guerras e mal-entendidos que podem ter deixado mácula.(...)"

Os portugueses e o fado!

Pedro Morgado disse...

Penso que na cidade de Braga só há duas corporações de bombeiros: os Bombeiros Voluntários e os Bombeiros Sapadores.

Cumprimentos.

Anónimo disse...

Bom...
Esta senhora ainda teve uma ambulancia de Vila Verde que a transportou ao Hospital.
E os utentes de Fafe que recorreram ao SU durante a manhã de sexta, tiveram todos médico para os atender?!!
Ai J.F e eu que não encontro os meus oculos, ainda bem , ainda bem...:))))))

J.F disse...

Caro Pedro Morgado
De facto na cidade de Braga só existem as duas corporações de bombeiros que referiu. Há no entanto a acrescentar a Cruz Vermelha que dispõe de ambulâncias para dar apoio a sinistrados e doentes da região.

Cara ...:)
A sinistrada "ainda" teve uma ambulância, assim como os doentes de Fafe, também nessa manhã, "ainda" tiveram médico para os atender em situações de urgência.
Tem razão, sim.
Parece ficarmos todos, lamentavelmente satisfeitos por termos o "ainda" que vai resolvendo muitos dos problemas.
Mas quando o "ainda" falhar ou deixar de existir nem os seus oculos lhe vão valer... :)
Um beijo.

Anónimo disse...

Fiquei de todo feliz que não se sentisse ressabiado ou pelo menos não o tenha demonstrado aqui,com minha pequena ironia.
Sim, reponho a verdade ( embora tenha questionado se TODOS os utentes tiveram médico), visto que com todo o esforço e empenho dos poucos profissionais presentes, os laranjinhas e amarelinhos tiveram direito atempadamente á sua observação clinica.

Mas vai daqui tambem um GRANDE elogio á população que ao SU acorreu ter tido calma e paciencia para as horas infindaveis que aguardou por um possivel atendimento.

As melhoras e Bem Haja pela sua compreensão e bom humor. :))