terça-feira, dezembro 12, 2006

hospitais públicos na "bancarrota"?


"Défice de Informação & Contratos PPP"

É este o título dum post do Xavier colocado no SaúdeSA

Referenciando o Relatório de Contas de 2005 de alguns Hospitais EPE portugueses estabelece correspondência com os resultados apresentados pelo jornal Guardian referentes aos índices de 507 instituições de saúde do Reino Unido (com um défice anual enormíssimo).

E que dizer das medidas que a Ministra da Saúde britânica pertende impor para a resolução deste défice, não muito diferentes das que CC se propõe aplicar aqui em Portugal?

Vale a pena ir até ao SaúdeSA e ver o porquê da conclusão que o Xavier tira:


"Os contratos de parceria (PPP) programados por LFP (mais complexos do que os que se encontram em execução no NHS) incluem o financiamento, construção, manutenção e gestão das prestações, envolvendo, por conseguinte, maiores riscos. Temos dúvidas que os cadernos de encargos prevejam um sistema de controlo rigoroso e eficaz dos custos durante o prazo de execução dos contratos (vinte anos para a construção e dez anos para a prestação de cuidados). Se a isto aliarmos a reconhecida incapacidade do Estado em supervisionar/fiscalizar contratos tão complexos, temo que corramos o risco, daqui a meia dúzia de anos, de vermos os novos hospitais na bancarrota .
Acontece que em Portugal os HHs não costumam ir à falência. Os contribuintes é que pagam a conta várias vezes."

... e faça lá os seus comentários

2 comentários:

naoseiquenome usar disse...

Uma questão de fé.
E partilha de responsabilidades.Com "R".
O único caso e quel, em princípio, não se vai repetir que fugiu a este figurino, foi o Amadora/Sintra.
A ver vamos... tão ao gosto do Portugês...

Anónimo disse...

Não, não vale a pena ir a esse blog.
Esse é um blog onde os administradores hospitaleres se autoelogiam, e onde os comentários discordantes são subtilmente apagados.
Existem mil razões para desprezar por completo esse blog.