quinta-feira, maio 22, 2008

inauguração com pompa e...


Notícia do Portal do CENTRO HOSPITALAR DO ALTO AVE ao qual se chega (decorrido mais de um ano após a sua constituição) através deste endereço: http://www.hguimaraes.min-saude.pt/


"Secretário de Estado da Saúde visita Unidade de Fafe

26 Maio próximo, pelas 10h00

O Secretário de Estado da Saúde, Dr. Manuel Pizarro, visitará a Unidade de Fafe do CHAA, no próximo dia 26 Maio pelas 10h00, para inaugurar as novas instalações de Imagiologia e do Laboratório de Análises Clínicas que reforçam o apoio ao Serviço de Urgência.
Ambos os Serviços foram alvo de obras que melhoraram significativamente a sua qualidade. Estas são duas unidades que apoiam de forma intensa o Serviço de Urgência daquela Unidade do Centro Hospitalar.
Como tal, prevê-se uma melhoria no tipo de atendimento aos doentes. Do projecto de remodelação constam obras e equipamentos que no total terão um investimento na ordem dos 800.000 Euros. O projecto estará totalmente implementado até meados de 2009."


O que o redactor desta notícia (do portal do CHAA e não do Hospital de Guimarães) deveria ter dito, por forma a que todos (assim como o recém-chegado Secretário de Estado da Saúde, Dr.Manuel Pizarro) sejam bem e completamente informados, é que o investimento que agora se vê concretizado e pronto para ser inaugurado com pompa e circunstância, resulta dum financiamento obtido pela candidatura ao Programa Operacional - Saúde XXI, apresentada, pelo então Hospital de S.José de Fafe, no ano de 2005, a qual foi reconhecida e aceite ainda muito antes da constituição do Centro Hospitalar.

Ao contrário do que é dado a entender (porque se oculta), esta “melhoria no tipo de atendimento aos doentes” (não só dos que ao SU recorrem mas também das centenas que anualmente são internados no Hospital) não foi alcançada com a integração do Hospital de S.José de Fafe no CHAA.

Foi-o, pela necessidade e pelo reconhecimento do trabalho que estava a ser desenvolvido pelos profissionais do Hospital de S.José de Fafe, ao longo de quase 20 anos ao serviço das populações de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto.

Foi-o pela dedicação e empenho que muitos tiveram pelo Hospital que viram nascer.

Foi-o pelo sentir, que os órgãos directivos e consultivos do Hospital de Fafe tinham, da necessidade duma contínua melhoria da actividade assistencial alicerçada no fomento duma valorização profissional indutora de motivação e dedicação à instituição.

Foi-o porque o Hospital de S.José de Fafe, MERECEU!!

Continue o CHAA a merecer tudo o que desde 1989 a pequena mas produtiva agora Unidade de Fafe, deu e tem ainda muito para dar.

.

.

.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
Parabéns pelo blog.

Apenas como informação:
1. Foi apresentada, recentemente, uma candidatura para financiamento comunitário do projecto em causa ao QREN. Essa candidatura ainda não foi aprovada, pelo que o projecto ainda não tem financiamento comunitário garantido como afirma na sua postagem;
2. Por favor informe-se a quem se deve esta melhoria importante naquelas áreas, nomeadamente em Imagiologia e talvez tenha uma perspectiva um pouco diferente sobre a integração de Fafe no CHAA;
3. Certamente que o Fafe merece estes e muitos mais investimentos. Esperemos que os tenha.

Um abraço sincero.

J.F disse...

Obrigado, meu caro "Anónimo”, pela visita e pela ajuda que dá ao esclarecimento que se exige sobre este assunto da Imagiologia da Unidade de Fafe.
Mas deixe-me dizer-lhe que, tanto quanto sei, todo o processo de candidatura no âmbito do “Saúde XXI”, e que teve a sua aprovação ainda como Hospital de S.José de Fafe, compreendia a adjudicação do equipamento de digitalização, o hardware e software necessários para que tudo estivesse pronto a funcionar, bem como um ecógrafo que veio substituir o existente, já com muitos anos de utilização. Todos estes equipamentos, já há muito entregue pela Philips (ganhadora do projecto), estão já a ser utilizados por alguns Serviços Clínicos (cerca de 23 PCs e Monitores), outro até foi “deslocado” para a Unidade de Guimarães (gravador de CDs), prevendo-se que outros possam vir a ter o mesmo destino…. Toda a rede interna de distribuição de imagem já está pronta na Unidade restando a resolução dum conflito de processos clínicos entre as duas Unidades para que tal venha a suceder.
Conhecimento tenho, da proposta que a ARS do Norte fez ao CA do CHAA para realizar uma candidatura para financiamento no âmbito do QREN, não para melhoria na área da imagiologia, mas sim para a construção de um novo Hospital em parceria com a autarquia de Fafe. A ver vamos…