terça-feira, maio 06, 2008

delapidação do SNS


Gostava de ter escrito isto... .

"o que se tem vindo a passar nalguns hospitais-empresa é que, em vez de manterem os bons profissionais, os mais experientes e sabedores, estimulando-os a fazer mais e melhor trabalho, parece antes fazerem um esforço (voluntário ou por inépcia) para os afastar, para os empurrar para fora do hospital, para a actividade privada, seja por reforma antecipada ou licença sem vencimento, seja simplesmente por desmotivação e desinteresse em relação a uma administração hospitalar que se mostra incapaz. Quando médicos muito diferenciados, líderes de opinião, que durante várias dezenas de anos trabalharam com afinco na instituição e contribuíram para a sua qualidade clínica, se vão embora dela muito antes do tempo, algo está mal. E será de inquirir o conselho de administração sobre o que se passou, e saber o quanto é ele próprio responsável por essas saídas - eis um factor de avaliação da sua actividade."
.
... porque o que o Dr. Carlos Costa Almeida neste artigo descreve (a exemplo do que se passa numa grande maioria dos nossos Hospitais, agora quase todos EPE), é o retrato do que se passa no Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA).
.
E no CHAA, já não só o sector médico, com estas políticas está a ser penalizado.
.
Também com elas, os melhores entre os melhores enfermeiros vão respondendo a ofertas exteriores ao SNS com as quais, a motivação e a valorização profissional e económica aparentemente se mostram mais atrativas.
.
Até quando?

Até que a Saúde deixe de ser considerado um "bem social" e passe preferencialmente a ser considerada um negócio verdadeiramente empresarial, que na procura dum lucro fácil irá submeter os "prestadores" (assalariados) e os "clientes" (doentes assim considerados) às leis do mercado, da oferta e da procura.
Nesta altura, a maioria destes, em particular os doentes, estarão a perder, enquanto que alguns (poucos) estarão, à custa deles, a enriquecer...
.


.

1 comentário:

Anónimo disse...

valha-nos Deus !!!