quarta-feira, abril 09, 2008

opções


Protestos aumentam em vários países do mundo com a subida dos custos com a alimentação
Os preços recorde dos cereais já levaram à realização de uma greve geral na Argentina e a motins nos Camarões, Burkina Faso, Marrocos, Costa do Marfim e Haiti, mas é no Egipto que a instabilidade motivada pela falta de alimentos tem atingido maiores proporções, tendo já causado sete mortos. (…)
O Banco Mundial prevê que 33 países enfrentem instabilidade social devido ao crescente aumento dos preços da alimentação e da energia.”
DE

(…) Os cientistas entendem que conseguir biocombustível mais barato passa pelo aproveitamento de todas as partes da planta e não apenas do grão do cereal - milho. (…)
Os cientistas criaram em laboratório uma variedade de milho que desenvolve a enzima presente no estômago da vaca. Inseriram na planta um gene da bactéria que produz a enzima e participa na digestão de ervas e outras fibras vegetais.
Ciência Hoje

Será esta uma das soluções ou, antes pelo contrário, uma ajuda ainda maior para acentuar mais a crise alimentar mundial que se aproxima?

Quer-me bem parecer que não será este o caminho nem tão pouco uma das soluções, sem uma profunda alteração das políticas agrícolas, energéticas e principalmente sociais a nível mundial.

Tudo o resto não passará dum “entretimento” para que alguém possa apresentar orgulhosamente uma qualquer distinção curricular com tão importante “descoberta” científica sobre a utilização da celulase.
.
.
.

Sem comentários: