sábado, junho 30, 2007

jobs for the boys na saúde

foto de James Hicks
Depois de Vieira do Minho...
Neste caso, nada a dizer…(?)
Muda o Conselho de Administração, mudam os colaboradores, claro.
.
"Horácio Barra ocupa, há menos de um mês, o lugar de Consultor Jurídico do Hospital de Barcelos.
O presidente da Comissão Concelhia do Partido Socialista foi empossado no dia seis de Junho, cerca de um mês depois de o novo Conselho de Administração do Hospital de Barcelos (EPE) ter tomado posse.
O lugar anteriormente ocupado por um advogado com escritório no Porto foi entregue a Horácio Barra no início deste mês, a convite do próprio Conselho de Administração (CA) do Santa Maria Maior. Em apenas um mês, Lino Mesquita Machado já conseguiu colocar ao serviço da unidade hospitalar, em lugar de destaque, o responsável do Partido Socialista (PS) local.

O presidente do CA, ouvido pela Voz do Minho, recusa a ideia de “favorecimentos” e garante que agiu no “interesse do Hospital”.
Certo é que Horácio Barra foi um dos dois barcelenses que esteve ao lado do ministro da Saúde no dia em que Correia de Campos anunciou os nomes que viriam a integrar o CA do Hospital de Barcelos. Recorde-se que o anúncio foi feito em Braga, a 27 de Abril, no dia em que se comemorava o Dia do Hospital de S. Marcos e que Horácio Barra e Manuel Mota foram os dois barcelenses convidados para a cerimónia. A Voz do Minho

Para recordar:
Nos finais de Abril, Correia de Campos comunicou a exoneração do CA do Hospital Santa Maria Maior, EPE, de Barcelos tendo a ARS do Norte escolhido para seu presidente, o actual presidente do CA do Hospital de S.Marcos, SPA, de Braga, assim como para Director Clínico e Enfermeiro Director, respectivamente, uma médica de Medicina Interna deste mesmo Hospital de S.Marcos e o enfermeiro que fazia parte do CA do Hospital de Braga (tudo “malta de confiança").
.
Em Barcelos, há advogados "competentes" para escolher e nomear... médicos e enfermeiros com os mesmos atributos é que não.
.
Daí que se compreenda a tarefa difícil com que a nova Directora Clínica se depara na procura de "voluntários" para ocupar os cargos de direcção dos serviços clínicos, que da mesma forma pretende renovar.
.
..
.
.
.

3 comentários:

naoseiquenome usar disse...

Caro J.F:
Agora chovem críticas sobretudo dos PSD's (não sei se já reparou - o mesmo se tem passado com "Vieira do Minho"), pelo facto de o PS fazer "renovações", de acordo com os seus interesses...
Que isso na essência é MAU, ninguém racional, profissional e de bom-senso, questiona.
Agora uma coisa é certa: este Governo manteve em funções a maior parte dos boys nomeados pelo PSD, até ao fim das comissões, evitando assim pagar-lhes chorudas indemnizações.
Mas... a "história" demonstra-nos que os Governos PSD, substituiam toda a gente, desde o gestor ao motorista, de imediato, assim que ocupavam o poder, mesmo que isso implicasse o pagamento de indemnizações absurdas.

lisboa dakar disse...

Né pra komentar tá nã?
Vasta lerre, né?
E somarre doiz e doiz pra konluire que não zão quattro!

J.F disse...

De facto, como diz o Lisboa Dakar “Né pra komentar”.

Mas não resisto, naoseiquenomeusar, a dizer que os objectivos prevalecem os mesmos, sejam eles dos PSDs ou dos PSs.

As metodologias é que são diferentes.

O “crime” a existir, existe sempre. Seja ele onerosamente praticado através duma eutanásia activa (com o pagamento de chorudas indemnizações), ou deixando “definhar a vítima” sem grandes gastos (qual eutanásia passiva), exigindo só um pouco mais de paciência por parte de quem ansiosamente espera a sua vez, para o cargo assim deixado vazio vir a ocupar.