quinta-feira, junho 14, 2007

dia nacional de luta contra a dor

.
.
9º DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A DOR

O Dia 14 de Junho foi instituído oficialmente como “O DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A DOR”, por despacho ministerial e publicado em Diário da República a 26 de Maio de 1999.

Assim, hoje comemora-se o “9º O DIA NACIONAL DE LUTA CONTRA A DOR”, que será um motivo de reflexão sobre a importância de uma abordagem específica da Dor na nossa Comunidade.

Os Profissionais de Saúde das Unidade Hospitalares estão atentos e convictos que a Dor pode e deve ser minorada, dada a actual disponibilidade de novas tecnologias e novos fármacos para o controlo de síndromes álgicos, independentemente da sua etiologia: como a dor oncológica, a musculo - esquelética, a neuropática ou a associada à SIDA.

Será por isso importante, dinamizar a articulação entre as Unidades Hospitalares e as Unidade de Medicina Familiar, para permitir que os utentes beneficiem de uma abordagem específica e atempada da dor e se programe de modo regular a continuidade dos protocolos iniciados nessas Unidades Hospitalares.


Laurinda Lemos *


*Chefe de Serviço de Anestesiologia
*Directora do Serviço de Anestesiologia da Unidade de Fafe do CHAA
*Responsável pela Consulta da Dor Crónica da Unidade de Fafe do CHAA
.
.
A situação actual:
"Em Portugal, há poucos hospitais portugueses com unidades dedicadas à dor. Além disso, é ainda insuficiente a comparticipação dos fármacos mais eficientes no alívio da dor intensa. São eles os opióides.
A sua comparticipação fica-se pelos 40%, mas na generalidade dos países europeus chega perto dos 100%. O cenário pode estar prestes a mudar, uma vez que o Infarmed está na fase final de avaliação de uma proposta que visa nivelar a ajuda do Estado à existente noutros países." RR
.
.
.

Sem comentários: