terça-feira, março 27, 2007

bloco operatório da Unidade de Fafe do CHAA




"O bloco operatório do Hospital de Fafe está encerrado há uma semana devido a uma avaria no sistema de ar condicionado. Na última terça-feira foi detectada uma instabilidade na temperatura ambiente do bloco e a direcção clínica entendeu suspender todas as cirurgias que estavam agendadas até que a situação se resolva."JN

Na realidade, o BO da agora denominada Unidade de Fafe do Centro Hospitalar do Alto Ave suspendeu a sua actividade no dia 20 de Março em virtude de avaria no compressor do chiller do sistema de ar condicionado, com o consequente descontrolo das temperaturas exigíveis para a prática de cirurgias.

A reparação, a cargo do SUCH e sob a supervisão do Serviço de Instalação e Equipamentos do CHAA, com os inconvenientes óbvios para os doentes dos serviços cirúrgicos desta unidade, tarda a ser realizada.
.
"Urgências" e "horas extraordinárias", para outros técnicos que indirectamente interferem no tratamento dos doentes, parece não existirem...

Trata-se dum sistema de ar condicionado, instalado, aquando do “reinado” de Leonor Beleza/Costa Freire, no restaurado Hospital de S.José de Fafe já nos finais da década de 80. Caduco já nesta data, obsoleto nos dias de hoje assim permanece.

Apesar de insistências e pedidos vários para a sua substituição, por parte dos anteriores CA (a candidatura a financiamento através do Programa Operacional Saúde XXI em 2006 - não foi contemplada), assim permaneceu a funcionar deficitariamente, ao longo dos já 17 anos de actividade cirúrgica contínua no Hospital de S.José de Fafe.

Será que a Unidade de Fafe, agora fazendo parte dum Centro Hospitalar, vai ter por parte do actual CA, da ARS do Norte e do MS, uma aposta diferente em termos de investimento na qualidade, na segurança e na modernização das suas instalações?

Porque os doentes e os profissionais desta Unidade o merecem, assim todos esperamos.
.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Será que a Unidade de Fafe, agora fazendo parte dum Centro Hospitalar, vai ter por parte do actual CA, da ARS do Norte e do MS, uma aposta diferente em termos de investimento na qualidade, na segurança e na modernização das suas instalações? "

Será que o CHAA tem verbas para este genero de investimento?... Pois se o CHAA está efectivamente a levar acabo a fusão de alguns serviços, transferindo o recheio dos respectivos gabinetes da Unidade de Fafe para a Unidade de Guimarães, não sobrando nem um clip, nem uma extensão electrica...!

Vamos assistindo e sorrindo.:))

Será que com tantas dificuldades financeiras a frota automovel dos membros do CA irá ficar tambem ela desactualizada, obsoleta? :) A ver vamos.