quarta-feira, agosto 13, 2008

a "silly season" do CHAA


E mais não é dito no Relatório e Contas de 2007 do CHAA quanto à integração das duas unidades ao nível da gestão clínica porque nada foi feito neste sector, ao longo dos mais de 12 meses da sua existência.

Mas só na época de férias é que o CA achou oportuno dar início à tão desejada integração dos serviços clínicos das duas Unidades do Centro Hospitalar alicerçada na decisão de fundir o Serviço de Ortopedia de Fafe com o seu homologo de Guimarães.

De forma harmoniosa e segura não terá começado esta tão desejada fusão, ao mesmo tempo de tão difícil argumentação e que tão pouco se fundamentou no que o seu Presidente, no RC 2007, afirma serem Valores do CHAA em relação aos seus profissionais:


in RC 2007 CHAA


Arrependimento já terá sido veladamente confessado.

Mas a modéstia de reconhecer os erros será que ainda existe nos nossos gestores?
O regresso de férias o dirá.


terça-feira, agosto 05, 2008

The last but not the least




Pois…

Se quanto às vagas carenciadas estamos conversados, quanto à gestão dos recursos humanos, muito teríamos que dizer.

É que hoje, precisamente no dia em que o Serviço de Ortopedia do Hospital de S.José de Fafe completa 18 anos e 7 meses de existência e decorridos que foram 17 meses de integração no Centro Hospitalar do Alto Ave, o Conselho de Administração do CHAA aceitou o pedido de demissão do seu Director de Serviço apresentado a 26 de Junho deste ano link.

Com a comunicação da aceitação pura e simples deste pedido de demissão (decorridas que foram 6 semanas da sua apresentação) e sem ter esboçado um mínimo interesse em com o DS demissionário analisar as razões por ele invocadas para tal pedido de demissão, o CA do CHAA indigita o actual Director do Serviço de Ortopedia da Unidade de Guimarães (que aceita incondicionalmente tal indigitação) para substituir “temporariamente” o Director demitido da Unidade de Fafe, aliás, metodologia já adoptada pelo mesmo CA com a nomeação recente de um único DS para os dois Serviços de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar.

Dá-se assim, paulatinamente, continuidade ao processo não consignado no Regulamento Interno do CH mas desde sempre desejado. O da extinção pura e simples dos serviços comprovadamente mais produtivos do Centro Hospitalar.

Veremos se com esta mudança, as populações de Fafe, Cabeceiras de Basto e Celorico de Basto (a quem os profissionais do Hospital de Fafe, desde sempre deram particular atenção) e em última instância os órgãos de gestão do recém-constituído CHAA, vão notar a diferença…

Mas se alguém vier ajuizar as diferenças que o faça bem depressa para que não subsistam prejudicados por muito tempo, no caso de elas serem negativas.

E se algum benefício, porventura, com esta mudança, vier a existir que seja dito, bem claro, a quem ele diz respeito…

.


.

segunda-feira, agosto 04, 2008

vagas carenciadas


E para as 231 vagas carenciadas possíveis, os vencedores são!!! link


Hospital Central de Faro - 75 vagas
Hospital de S. Marcos de Braga - 25 vagas
(...)
Centro Hospitalar do Alto Ave - 0 vagas!!





A confiar nos critérios definidos pela ACSS utilizados pelas ARS para identificar os Hospitais Públicos carenciados em especialidades médicas e conhecendo, como conheço, as dificuldades assistenciais de muitos serviços clínicos do CHAA, em particular da sua Unidade de Fafe, só me resta inferir que o CHAA está bem de saúde no panorama geral dos HH Públicos do nosso SNS, no que ao número dos seus recursos humanos diz respeito, pelo segundo ano consecutivo

.

E quanto à gestão dos mesmos como estaremos?


.

.

.